segunda-feira, 15 de março de 2010

Zona de conforto: PRECISAMOS sair dela!

"De vez em quando é preciso subir num galho perigoso, porque é lá que estão as melhores frutas"

(Will Rogers)

A expressão zona de conforto nos parece algo muito positivo, não é? Afinal, quem num quer uma vida tranquila, longe da ansiedade, do estresse e da instabilidade? Mas apesar dela ter seu caráter positivo, permanecer nela por muito tempo limita nossas chances de crescimento e desenvolvimento.

Zona de conforto engloba tudo o que nos é habitual, conhecido. Diz respeito a aquilo que estamos acostumados a fazer, pensar ou sentir, daí a expressão "conforto"!
 
Se queremos aprender coisas novas, crescer, desenvolver outras habilidades, conhecimentos, atitudes - competências - precisamos nos aventurar ao desconhecido, encarar desafios,  muitas vezes lidar com nossos medos e dificuldades.
 
 


Assim que a gente consegue encarar essas novas situações, com o tempo o que antes era desafiante passa a fazer parte de nossa zona de conforto, mas sempre existirão novas oportunidades de aprendizagem, crescimento e evolução. Por isto este processo é cíclico e, muitas vezes, ocorre mesmo contra a nova vontade. Afinal, por mais que a gente resista e queira ter controle das situações, mais cedo ou mais tarde enfrentaremos circuntâncias em que não estaremos preparados e que não gostaríamos de encarar!

Sair da zona de conforto é dar chance ao desenvolvimento, ao novo, à evolução!

Vivenciar as crises do dia a dia com paixão, entusiasmo, criatividade, potencializa nossa realização pessoal, fortalece nossa tendência atualizante!!

Como disse Albert Einstein:

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".



Quem atribue à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la"



Que tenhamos força, coragem e atitude para: buscar apoio, enfrentar nossos bichos-papões, aceitar e aprender com nossos erros, ir ao encontro de nossos temores,  encarar desafios e assim, entrarmos na constante busca de ser o melhor que podemos ser!!


Boa semana a todos nós!!! Energia, coragem e emoção!!

4 comentários:

  1. Este é o desafio de uma vida. Pressupõe auto-conhecimento e superação. Ao longo da caminhada vamos a cada dia nos superando... vejo que grande parte da caminhada esta nas oportunidades que temos de olhar e ver os outros caminhantes também. Nos vemos no outro. Assim fica mais facil a crítica e a retomada a partir daquele ponto.
    Complexo isto...mas, a historia de uma vida... e a certeza de que podemos nos superar... desequilibrios...caos....criação....

    Bom demais ver, ler e identificar VOCE em cada palavra, frase, texto.

    Bju

    ResponderExcluir
  2. Copiei a ideia

    hehehehe
    excel~ente

    ResponderExcluir
  3. Bia,
    vi esse ditado australiano e lembrei do seu post:
    "Where there is a will, there is a way..."
    "Onde há uma vontade, há um caminho..."

    por isso que vale a pena conhecer outras filosofias, outras culturas... outros ditados.
    vale mais o movimento sereno, a conversa motivante e a vida com alegria.
    a VONTADE tem que ser da mais pura. sem medo, sem receios, sem culpa.
    temos que ficar espertas o tempo todo pra refinar essa vontade, pq senão nos autosabotamos... impressionante isso né!?
    o inferno não é somente os outros, como diria Dante... o inferno e o paraíso tb estão dentro da gente.
    basta quero enxergar o paraíso. o interessado dá um jeito. e tenho dito ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia!
    Li todo seu blog, sou amante da leitura, acredito que viver melhor é sempre possível, para mim o céu é o limite!
    Mas para te dizer a verdade não gosto de sair da minha zona de conforto não, porém quando percebo estou envolvida com coisas e pessoas novas. O novo em minha vida ta sempre acontecendo acho que mesmo não gostando acontece automaticamente daí como to sempre disposta a novas situações vivo mesmo com as inseguranças, não é fácil, mas é vida!
    Beijossss
    Vou colocar nossa foto no blog!
    Da uma olhada!

    ResponderExcluir